Alub estreia nos Jogos Escolares do DF

Alub estreia nos Jogos Escolares do DF

Times de vôlei, basquete e futsal disputam medalha com equipes de outras cidades do DF depois de bom desempenho nas seletivas interescolares

Alunos do colégio alub com medalhas.

Quando o time de basquete masculino do Alub (unidade Guará) entrar em quadra nesta quinta-feira (21/6) estará fazendo história: será a primeira participação da rede Alub nos Jogos Escolares do Distrito Federal.

Os meninos da categoria de 15 a 17 anos vão enfrentar o time do Colégio Santa Dorotéia. A partida será às 10h30, na quadra do Colégio Militar de Brasília, na 902 Norte.

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação do DF, organizadora da 58ª edição dos Jogos Escolares, divulgará a tabela com os jogos das outras quatro modalidades que terão a participação dos atletas da rede Alub: meninas e meninos do vôlei e do futsal, todos da unidade Guará.

ESTREIA NAS QUADRAS
Essa história vitoriosa do Alub começou não faz muito tempo. A rede viu o jogo começar a virar no início deste ano, quando alunos do Ensino Médio da unidade Guará manifestaram interesse em competir.

Como não havia nenhum impedimento, a direção comprou a ideia. Os professores de educação física começaram a avaliar em quais modalidades a escola poderia montar times competitivos. Durante um mês, uma peneira interna foi, aos poucos, descobrindo os alunos com talento nos pés e nas mãos.

No fim das contas, seis equipes foram formadas: vôlei e futsal masculino e feminino, basquete masculino e handebol feminino. E o resultado nas seletivas interescolares do Guará não poderia ter sido melhor: bronze para as meninas do vôlei e para os dois futsal; ouro para os garotos do vôlei e do basquete.

Esses cinco times estão nas finais dos Jogos Escolares do DF. Os campeões de cada modalidade vão representar o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 (leia mais abaixo).

Além das equipes do Alub Guará, a unidade Gama participou das seletivas da cidade na modalidade basquete masculino, categoria de 15 a 17 anos, e ficou com o terceiro lugar.

TODO MUNDO NO PÓDIO
A experiência inédita com o esporte beneficiou não só os alunos, mas toda a comunidade escolar do Alub Guará.

“O maior incentivo foi para os alunos, que aprenderam bastante sobre motivação, autoestima e disciplina. Mas também tivemos um grande envolvimento de professores, funcionários, pais e responsáveis, graças a uma gestão democrática e participativa”, diz Sandra Mara Ferrari, diretora da unidade, que conta com 835 alunos.

A bola ainda está rolando nas quadras, mas o Alub já está pensando nos próximos Jogos Escolares do DF. Todos os times que participaram em 2018 serão mantidos  em 2019. E novas equipes devem ser montadas para competir em outras faixas etárias de 7 a 11 anos (Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano) e de 12 a 14 anos (Fundamental 2 – do 6º ao 8º ano).

Confira a seguir um vídeo com as equipes vencedoras do Alub Guará.

ETAPAS REGIONAIS E NACIONAIS
Em 2018, os Jogos Escolares da Juventude serão disputados pela primeira vez em três sedes: Natal, Manaus e Joinville (SC). Nessas três cidades, em setembro, acontecerão as etapas regionais, que vão classificar os vencedores dos esportes coletivos para a etapa nacional.

Esta fase será disputada de 12 a 25 de novembro, na capital do Rio Grande do Norte. Serão mais de 6 mil atletas de 14 modalidades individuais e coletivas.

Saiba mais em https://goo.gl/CCTfvm.

Relacionados


Veja todos