Aprendizado coletivo é destaque na 2ª Semana Pedagógica

Aprendizado coletivo é destaque na 2ª Semana Pedagógica

Mais de 400 colaboradores da Rede Alub participam do evento, que vai até este sábado (20), na unidade Guará.

A 2ª Semana Pedagógica do Colégio Alub entra no seu segundo dia com a capacitação do método Pitágoras para professores dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Reunidos no Alub Guará, os professores vão discutir, ao longo desta sexta-feira (19), temas como uso do material didático, gestão em sala de aula e análise de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A programação da 2ª Semana Pedagógica começou na quinta-feira (18), com o encontro de mais de 400 colaboradores da Rede Alub no Sesi Taguatinga, com uma palestra sobre processo de aprendizagem e apresentações de teatro e música (pela manhã), e o compartilhamento de experiências das nove unidades da Rede.

Arthur Pinheiro Machado, presidente da Rede, ressaltou a missão de fazer da educação um instrumento que mude a vida das pessoas. “Tenho muito orgulho do que construímos até aqui, pois educação é projeto de longo prazo. Vamos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas e da sociedade. Nosso desafio é ampliar o ambiente escolar para além dos muros da escola. O aluno e também os pais precisam saber que eles não estão sozinhos. Somos uma comunidade comprometida não só com o estudante, mas com a família dele”.

Na palestra da pedagoga Evelise Portilho, os participantes ouviram relatos importantes sobre processo de aprendizagem. “É fundamental pensar em como cada um aprende, incluindo os professores e a própria instituição. A gente só consegue dar conta do aprendizado do outro quando dá conta da própria aprendizagem”. Ela destacou que aprendizado não é só cognição, mas também relação e emoção. “Por isso é tão complexo. Por isso que o nosso desafio, como educadores, é aprender a ensinar o aluno a aprender”, finalizou Evelise, que é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em seguida, o auditório lotado riu com a apresentação da companhia Teatro de Plantão (que usou o humor para retratar cenas do cotidiano da sala de aula) e se emocionou com a apresentação musical preparada especialmente pelos professores Alison, Gabriel, Rairy e Samara.

Gerente educacional da Rede, Learice Barreto Alencar destacou que a Semana Pedagógica é o momento de ajustar o foco do trabalho, com o envolvimento de todos. “É difícil ter aprendizado quando não existe laço, vínculo, afeto. E isso tem de sobra no Alub, porque trabalhamos por uma causa”.

A 2ª Semana Pedagógica do Colégio Alub termina neste sábado (20), com o debate sobre o projeto FitKids, que trata da educação alimentar para alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

Relacionados


Veja todos