Classificados para Olimpíada de Matemática do DF serão conhecidos nesta sexta

Classificados para Olimpíada de Matemática do DF serão conhecidos nesta sexta

Provas da 2ª fase serão realizadas em agosto; premiação dos vencedores será em outubro

A Rede Alub está na expectativa para a divulgação da nota de corte da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF), prevista para a próxima sexta-feira (29/6).

Depois da divulgação, as escolas terão até 10 de agosto para inscrever os alunos que farão as provas da segunda fase da competição, marcadas para 11 de agosto.

O resultado final será conhecido em setembro e a cerimônia de premiação está marcada para outubro.

A primeira etapa, realizada em maio, teve a participação de 184 alunos do Alub, com destaque para as unidades da Asa Norte (45 inscritos), Guará (35) e Pistão Norte (30).

Organizada pela Secretaria de Educação do DF, a Olimpíada de Matemática é um campeonato entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas ou privadas, da capital federal.

Ainda no campo dos números, está marcada para 13 de agosto a divulgação dos alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. As provas serão no dia 15 de setembro.

Alub nas Olimpíadas de matemática

OUTRAS COMPETIÇÕES

No primeiro semestre, o Alub participou de outras disputas nacionais entre estudantes.

Em março, 44 alunos da rede participaram do Canguru de Matemática, uma competição internacional em formato de jogo com o objetivo de mostrar aos jovens como os números podem ser interessantes, úteis e divertidos.

O destaque foi a unidade Asa Norte, que conquistou quatro medalhas, sendo duas de bronze e duas de mérito. O Gama também ficou com um bronze e o Pistão Sul, com uma medalha de mérito.

Realizadas em maio, a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes tiveram a participação de 11 equipes do Alub.

As competições são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, e buscam despertar em alunos de todo o país o interesse pela astronomia, astronáutica, física e outras ciências. Os nomes dos alunos vencedores serão divulgados em setembro.

Também em maio, foi a vez da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que aborda o tema de forma interdisciplinar, mesclando documentos históricos, mapas, textos e pesquisas acadêmicas com conhecimentos em geografia, literatura, arqueologia, urbanismo e atualidades.

Quatro equipes, com 12 alunos ao todo, participaram da olimpíada, mas saíram da disputa na quarta etapa. A grande final presencial será em agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo.

Relacionados


Veja todos