Encorajar para o sucesso

Encorajar para o sucesso

Temos assistido nos noticiários as diversas faces do adoecimento do ser humano, que abrange crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos. O que mais assusta são os pais que agridem, ignoram, abandonam física e afetivamente seus filhos; e os filhos que desonram, desrespeitam, maltratam e não reconhecem seus provedores como pais.

Mesmo nesse contexto deflagrador do núcleo familiar, não culpemos os filhos, pois muitas vezes estão apenas reproduzindo o que vêem seus pais fazerem ou simplesmente não aprenderam como amar. Também não culpemos os pais, porque é provável que eles nunca tenham recebido algo diferente do que estão oferecendo, portanto, não sabem o que dar ou mesmo como manifestar amor. Mas esta história pode mudar a partir de você!

Mas esta história pode mudar a partir de você!

Assim como a lei da gravidade, que comprova que se nos jogarmos de um prédio certamente cairemos, também é certo que pais têm autoridade sobre o futuro de seus filhos e que todas essas questões estão intimamente relacionadas ao poder das palavras. Dessa forma, podemos concluir que os pais têm a chave para o sucesso de seus filhos, ou para o seu fracasso. Então o segredo para o futuro de sucesso dessas crianças está em suas mãos, ou melhor, das palavras que saem da sua boca e de suas ações.

Foto por Sue Zeng on Unsplash

Para os judeus isso é tão sério que uma vez por semana eles se reúnem em família, sentados à mesa para uma refeição, na qual os pais proferem palavras de encorajamento a cada um de seus filhos.  Por exemplo, “Meu filho você será bem sucedido em seus estudos, vai cursar uma excelente universidade, será um profissional de muito sucesso!”, logo, a partir da palavra de encorajamento de seus pais, os filhos verdadeiramente assumem o que foi declarado para suas vidas.

Pais, a partir de agora, determinem o que os seus filhos serão no futuro!  Abandonem as palavras que desencorajam, que denotam fracasso, que desestimulam e que induzam seus filhos ao fracasso, como por exemplo, “Seu burro! Você é um fracasso! Nunca vai ser nada na vida!”, “Você não tem jeito mesmo!”. Substitua-as por “Você está com dificuldade, mas vai superar!”, “Você é um vencedor!”, “Vai ser um sucesso na vida!”, “Você é muito importante para nós!”.

Vocês devem estar se perguntando: como faremos isso? É fácil, comece elogiando e incentivando mais, demonstrando amor e a importância que seu filho tem em suas vidas. Todos os dias, antes de sair de casa, encorajem-no para o sucesso com palavras que o façam acreditar que ele é capaz.

O resultado poderá ser rápido ou demorar algum tempo, mas o certo é que, quando proferimos palavras positivas a um filho, estamos liberando-os para prosperar em todas as áreas de sua vida. Isso tem muito poder! Ademais tudo aquilo que semearmos, colheremos em abundância.

O ALUB preocupado em garantir saúde emocional das famílias, estabeleceu parceria com o Dr. Augusto Cury, por meio da Escola da Inteligência. Usufrua deste benefício, participe dos encontros bimestrais e pratique o que aprendeu em casa.

Estamos trabalhando também a valorização dos nossos estudantes por meio da Escola da Inteligência, Missão Vida, PROERD, Prevenção ao bullying, ao Cyberbullying, às drogas e à gravidez na adolescência.

Conte conosco, somos parceiros na construção de uma sociedade mais saudável e de jovens mais prósperos.

Respeitosamente,

Learice Barreto Alencar
Gerente Educacional da Rede ALUB

Relacionados


Veja todos