Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

A escolha de uma nova escola é um momento muito especial na vida de cada família. Aqui estão algumas perguntas frequentes. Para nos conhecer melhor, procure uma de nossas unidades escolares, teremos prazer em receber você!

1. Qual a metodologia da escola?

O processo de ensino e aprendizagem da Rede ALUB está pautada na linha sócio-interacionista e trabalha com a aprendizagem significativa na sala de aula.

Acreditamos que o ser humano aprende estabelecendo relações entre o que já sabe e as novas informações, tendo o professor como mediador do aprendizado. Valorizamos o gosto pelo saber, o respeito e a formação integral da criança. Os conteúdos de ensino procedimentais, atitudinais e conceituais são organizados em projetos didáticos e sequências de atividades desde a Educação Infantil.

2. Que idade o aluno deve ter para ingressar na escola?

Os alunos devem completar as idades abaixo até 31 de março do ano de ingresso: 

Infantil IV – 4 anos

Infantil V – 5 anos

1° ano – 6 anos

A partir do 2º ano, levamos em consideração a escolaridade anterior da criança.

3. Qual a idade/ ano em que as crianças são alfabetizadas?

O processo de alfabetização acontece dentro de um Ciclo Sequencial, que acontece durante 3 anos, do 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental I.

Ao final do 3º ano, quando as crianças estão com 8 anos completos, espera-se que estejam alfabetizadas e letradas, ou seja, capazes de ler e escrever textos convencionalmente, interpretar e formular hipóteses e críticas sobre o que leram.

4. Como é o processo de seleção para entrar na escola?

Basta procurar uma de nossas unidades de ensino no período de matrículas, que vai de outubro a janeiro, conforme disponibilidade de vagas.

A Secretaria Escolar da unidade irá avaliar a documentação acadêmica do aluno e avaliar suas notas da escola anterior.

5. Como é o período de adaptação?

No início do ano letivo, na primeira semana de aula, realizamos a Semana Fantástica com atividades que proporcionarão aos novos alunos o conhecimento da escola, das atividades, dos profissionais, dos professores e dos colegas. Tudo com muita diversão e alegria que conquistarão os alunos recém-chegados.

6. Qual é o número máximo de alunos em sala de aula?

O número máximo varia conforme a idade das crianças. Durante o tempo que passam conosco, o número de alunos aumenta gradativamente.

Educação Infantil – até 25 alunos por sala

Ensino Fundamental I – até 30 alunos por sala

Ensino Fundamental II – até 40 alunos por sala

Ensino Médio – até 45 alunos por sala

As turmas de Educação Infantil e do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental I contam com a presença de auxiliares em sala. Estes profissionais realizam atividades junto com os professores e sua formação é cuidadosamente acompanhada pela coordenação pedagógica.

7. Além das aulas convencionais, o que mais a escola oferece?

São diversos projetos que a Rede ALUB oferece. Conheça nossos projetos por segmento no link…

8. A Rede ALUB oferece período integral?

Não ofereceremos atividades de período integral, porém temos atividades opcionais em turno contrário, realizada por empresas terceirizadas, credenciadas pela Rede, em nossas unidades.

9. Qual é a formação dos professores?

A Rede ALUB valoriza a formação de seus professores e investe na formação continuada de seu corpo docente. O processo de seleção e formação dos nossos profissionais é cuidadosamente acompanhado pela Coordenação de Recursos Humanos e Gerência de Educação. Alguns professores iniciam sua carreira como estagiários, tornaram-se auxiliares e, depois, professores.

Todos os professores até o 5º Ano são pedagogos e no Ensino Fundamental II e Médio, especialistas em sua área de atuação, alguns com especialização, mestrado e doutorado.

A escola incentiva e valoriza a participação da equipe em cursos, palestras e congressos. As reuniões semanais com a equipe pedagógica e coordenações de área são espaços de estudo, formação e alinhamento pedagógico.

10. Como é feita a comunicação entre pais e escola?

Comunicados gerais, avisos, convites, divulgações, são enviados pelo APP – Agenda ALUB. No site estão também as principais informações sobre o dia a dia, além de fotos dos eventos e atividades realizadas pelos alunos.

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental têm uma agenda para recados individuais entre o professor e os pais. Uma das finalidades da agenda escolar é servir de meio de comunicação entre pais e professores, acerca do cotidiano do aluno.

Temos quatro reuniões por ano, com a presença dos pais e dos professores. Estamos sempre à disposição para agendar outras reuniões, caso seja necessário.

11. Qual é o valor das mensalidades?

O Contrato de Prestação de Serviços (disponível neste site no link secretaria) apresenta os valores e formas de pagamento. Trabalhamos com uma reserva de vaga, que garante a vaga do aluno para o ano seguinte, que é posteriormente descontada da primeira parcela da anuidade.

12. Há um calendário anual previamente estabelecido?

Sim. O calendário letivo com feriados, eventos, início e término das aulas, fica disponível no site desde o final do ano anterior, assim como as listas de material. Qualquer alteração é avisada com antecedência durante o ano.

13. A escola tem transporte escolar?

Disponibilizamos na Secretaria Escolar de cada unidade de ensino uma listagem com transportadores parceiros, dependendo da região, e os pais podem contratá-los diretamente. Os preços são fornecidos diretamente pelo transportador.

14. Os alunos usam uniforme? Como adquirir?

Sim. Os alunos usam uniforme. Quando fazem a matrícula, os pais recebem a lista de uniformes com os endereços e telefones dos fornecedores. É importante que liguem antes para verificar a disponibilidade da numeração e consultar preços, que podem variar de um fornecedor para outro.

15. Como os alunos são avaliados? Quais os critérios e formas de avaliação?

O ano letivo da Rede ALUB está dividido em 3 trimestres e os alunos são avaliados da seguinte forma:

Educação Infantil – Relatório de Desenvolvimento

Ensino Fundamental I – Avaliação Cognitiva (provas, trabalhos, relatórios, seminários ou listas de exercícios) = 4,0 pontos + Simulado (Prova integrada das disciplinas) = 4,0 pontos + Nota Formativa = 2,0 pontos.

Ensino Fundamental II e Médio – Avaliação Cognitiva (provas, trabalhos, relatórios, seminários ou listas de exercícios) = 4,0 pontos + Simulado = 4,0 pontos + Nota Formativa = 2,0 pontos.

Se você tiver alguma outra pergunta, clique aqui e envie para nós! Alguém de nossa equipe enviará a sua resposta em breve.

Quer ficar por dentro do que acontece no Alub?

Assine a newsletter e receba todas as nossas novidades por e-mail.