Paulo Gabriel estudou um ano no cursinho Pré-vestibular no Alub e arrasou na prova do Enem. Confira!

Paulo Gabriel estudou um ano no cursinho Pré-vestibular no Alub e arrasou na prova do Enem. Confira!

por: Metrópoles – Thayna Schuquel

A nota máxima na redação do Enem 2017 foi mérito de poucos candidatos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 53 participantes, entre os 4,7 milhões de alunos que efetivamente fizeram a prova, alcançaram os 1000 pontos desejados – na edição anterior, 77 conseguiram tal feito. Alguns brasilienses chegaram perto do ápice no exame escrito. O Metrópoles conversou com dois deles para saber qual a fórmula do sucesso.

Paulo Gabriel da Silva Nascimento, 18 anos, obteve nota 920 na redação. Segundo ele, é necessário muito planejamento para se sair bem no exame. “Eu usei uma estrutura de redação confortável e continuei desenvolvendo-a o ano inteiro”, explicou.

O Enem 2017 foi o primeiro vestibular de Paulo Gabriel. Ele conta que fez um ano de cursinho no Colégio Alub, mas estudou a vida inteira em escolas públicas. Questionado sobre o curso que deseja seguir, o aluno admite que ainda está indeciso, mas, entre suas opções, estão: engenharia ambiental, geologia, nutrição e educação física.

O estudante David Shlomo Gomes da Silva, 17 anos, também foi um dos fortes candidatos desta edição do exame. David conquistou 960 pontos na redação, chegando muito perto da nota máxima. O brasiliense estuda no Colégio Galois desde os 8 anos, e afirma que sempre gostou de português, o que foi um aliado na hora de formular o texto.

Ih, zerou!
Houve (muito) mais casos de candidatos com zero na redação do que estudantes que conseguiram 1000. Foram 309.157 participantes a zerar a prova. Outros 205 estudantes desrespeitaram os direitos humanos no texto, o que resultou em eliminação.

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das maneiras pelas quais estudantes podem ingressar nas universidades públicas de todo o Brasil utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na quinta-feira (18/1). A partir do próximo dia 23, os interessados poderão se inscrever pelo site do programa. O prazo terminará em 26 de janeiro.

Fonte: Metrópoles

 

Relacionados


Veja todos